Abertas inscrições para 2ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural

BELO HORIZONTE (13/05/10) – A partir da próxima segunda-feira (17) estarão abertas as inscrições para a segunda edição da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, realizada por diversos municípios mineiros, com coordenação da Secretaria de Estado de Cultura (SEC)Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG). A novidade neste ano é que os participantes poderão fazer sua inscrição no sitewww.jornada.mg.gov.br, posteriormente enviando o formulário impresso para confirmação de sua participação.

Com duração prevista para todo o mês de setembro, a jornada busca estimular a realização de atividades de educação e sensibilização da sociedade, favorecendo a transmissão de seus valores culturais e promovendo sua inserção contemporânea em um projeto mais amplo de valorização da diversidade do Patrimônio Cultural Mineiro.

Com o tema “Patrimônio Cultural e Cidadania”, a proposta para 2010 é que os participantes da Jornada Mineira desenvolvam, junto às ações de promoção dos valores culturais locais, atividades de mobilização dos cidadãos para uma atuação mais ativa e consciente de seus direitos e deveres em relação ao patrimônio cultural.

Assim como em 2009, os participantes poderão desenvolver diferentes modalidades de ação como exposições, seminários, visitas guiadas, cursos e oficinas, apresentações culturais, festivais, feiras e publicações; bem como ações educativas destinadas a diferentes públicos e faixas etárias, sempre relacionadas à preservação e divulgação do patrimônio cultural de sua cidade ou região.

Adesões por toda Minas Gerais

A primeira edição da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, realizada no ano passado, foi um grande sucesso, com cerca de 1.500 ações de preservação disseminadas por praticamente todo o território mineiro. A iniciativa teve grande repercussão estadual, nacional e até mesmo internacional, em função de ter recebido a chancela do Ano da França no Brasil. A proposta, inclusive, é de que a Jornada continue sendo um momento de intercâmbio entre os dois países.

“A repercussão positiva da 1ª Jornada, que espalhou 1500 ações de preservação por todo o Estado, é um forte estímulo para a promoção da 2ª edição. Mais do que mobilizar diferentes segmentos sociais para uma ação conjunta em defesa do patrimônio cultural do Estado, essas iniciativas estimulam a busca de um aprendizado coletivo, da valorização da diversidade e a contribuição para a criação de redes mais amplas de circulação da produção cultural. A preservação do nosso patrimônio cultural é dever do poder público e motivo de mobilização do empresariado e dos parceiros na ação cultural”, ressalta o secretário de Estado de Cultura, Washington Mello.

Em sua primeira edição, a jornada recebeu voto de congratulação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e o prêmio Amigos do Patrimônio Cultural de Barbacena, criado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico, pela Fundação Municipal de Cultura e pela Escola de Educação Patrimonial daquele município.

Apoio

Além do apoio promocional, a Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Iepha/MG, estará à disposição de todos os participantes para orientá-los na organização e desenvolvimento das atividades. A relação completa das adesões homologadas será divulgada em 15 de julho. Além disso, os proponentes que tiverem suas adesões aprovadas receberão o Aviso de Homologação por meio do endereço eletrônico indicado no Formulário de Adesão.

Vale lembrar que a prefeitura municipal que tiver sua adesão homologada e que comprovar a realização das ações conforme a Deliberação Normativa 01/2009, disponível no site www.iepha.mg.gov.br, terá direito à pontuação estabelecida para essa ação no âmbito do ICMS Patrimônio Cultural.

Fonte: Agência Minas

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

0 comentários

Nome:
Email:
Website:
Comentário:

Outros artigosir para a página inicial

Paulla Mirella lança música de trabalho e participa de reality da Multishow

Paulla Mirella lança música de trabalho e participa de reality da Multishow(0)

Ela está participando do programa “Fábrica de Estrelas”, lançou sua nova música há pouco tempo e prepara para lançar seu CD sai neste semestre.

Ivete faz história no Axé Brasil

Ivete faz história no Axé Brasil(0)

Em 1999 a baiana Ivete Sangalo despediu da Banda Eva para se lançar em carreira solo. No mesmo ano aconteceu a primeira edição do Axé Brasil, onde a cantora fez o seu primeiro show solo em Belo Horizonte.

Arcos recebe Fernanda Garcya para mais um carnaval

Arcos recebe Fernanda Garcya para mais um carnaval(0)

A banda da cantora Fernanda Garcya que começou o ano com novidades, é mais uma vez presença confirmada no carnaval arcoense. No sábado (9), a galera vai poder conferir de perto o novo show da cantora.

Axé Brasil libera a grade de atrações e apresenta novidades

Axé Brasil libera a grade de atrações e apresenta novidades(0)

Chega ao fim à venda de ingressos ‘no escuro’ para a 15ª edição do Axé Brasil, que este ano, está voltando para casa e será realizado no gigante da Pampulha, o estádio Mineirão.

Claudia Leitte vence em todas as suas indicações no Prêmio Folia

Claudia Leitte vence em todas as suas indicações no Prêmio Folia(0)

Não existem dúvidas ao falar que 2012 foi um ótimo ano para a cantora Claudia Leitte, que, além de dar à luz ao seu segundo filho, Rafael, lançou o álbum Nega Lora Íntimo,

leia mais

Agenda

leia mais
Error, no group ID set! Check your syntax!
Error, no group ID set! Check your syntax!

Publicidade

Error, no group ID set! Check your syntax!
Error, no group ID set! Check your syntax!

Contato e informações

Redes Sociais

Categorias mais populares

© 2011 | Desenvolvido por: Fernando Lopes | Todos os Direitos Reservados.