Arquivo Público Mineiro recebe acervo da família Ottoni

Lais Ottoni e o secretário Washington Mello

BELO HORIZONTE (27/04/10) – Aconteceu nessa segunda-feira (26), no Salão Nobre da Secretaria de Estado de Cultura, a cerimônia de doação dos arquivos da família Ottoni para o Arquivo Público Mineiro (APM). O evento também marcou a reintegração, ao APM, de documentos históricos resgatados pelo Ministério Público de Minas Gerais, em São Paulo.

O secretário de Estado de Cultura, Washington Mello, destacou a doação. “Nesta ocasião, gostaria de ressaltar a nobreza do gesto de Dona Laís e da promotoria em defesa do patrimônio mineiro”, disse. Também participaram a superintendente do Arquivo Público Mineiro, Maria Efigênia Lage, descendentes da família Ottoni, como Lais Ottoni Barbosa Ferreira, doadora do acervo, além do promotor de Justiça de Minas Gerais, Marcos Paulo de Souza Miranda.

Cartas entre membros da família e amigos, convites para diversos eventos como homenagens, casamentos, ordenação de padre, inventários e testamentos, certidões diversas, livros e opúsculos, bem como notícias publicadas em diversos jornais, além de um precioso conjunto iconográfico, fazem parte do acervo.

A importância do acervo foi ressaltada pela  superintendente do Arquivo Público Mineiro, Maria Efigênia Lage. “A doação deste acervo, pesquisado e organizado por dona Lais Ottoni Barbosa Ferreira, é um gesto de generosidade que colabora para a preservação de uma documentação significativa para o patrimônio cultural de nosso estado e do país”, disse, completando que os arquivos privados somente são aceitos quando possuem valor público, social e importância não só para Minas, mas para todo o país.

O secretário de Estado de Cultura, Washington Mello, revelou ser também descendente da família Ottoni, descoberta feita por meio do livro “Os Ottoni – Descendentes e Colaterais”, que Laos Ottoni Barbosa Ferreira lançou em 1998.

Família Ottoni

Grandes figuras da história do Brasil são da família Ottoni, sendo os principais representantes Teófilo Benedito Ottoni e Cristiano Benedito Ottoni (senadores e líderes do Partido Liberal durante o Segundo Império), Jorge Benedito Ottoni (vereador e deputado provincial), além de José Elói Ottoni (poeta da arcádia brasileira e parlamentar). Os dois primeiros dão nome a municípios mineiros.

O acervo doado ao APM é resultado da fusão de quatro arquivos de descendentes da família: Laís Ottoni Barbosa Ferreira, Inácio de Loyola Benedito Ottoni, Jorge Francisco Benedito Ottoni e Regina Ottoni Gatti.

Mais relíquias para o APM

Durante a cerimônia de doação do acervo da família Ottoni, o promotor de Justiça de Minas Gerais Marcos Paulo de Souza Miranda, coordenador da promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, entregou ao Arquivo Público Mineiro importantes documentos históricos que foram resgatados numa importante feira de antiguidades que acontece em São Paulo. “Esta soma de esforços entre a secretaria, o Iepha, o APM e o Ministério Público tem trazido bons resultados para o patrimônio histórico de Minas Gerais”, ressaltou o promotor.

Fonte: Agência Minas

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

0 comentários

Nome:
Email:
Website:
Comentário:

Outros artigosir para a página inicial

Paulla Mirella lança música de trabalho e participa de reality da Multishow

Paulla Mirella lança música de trabalho e participa de reality da Multishow(0)

Ela está participando do programa “Fábrica de Estrelas”, lançou sua nova música há pouco tempo e prepara para lançar seu CD sai neste semestre.

Ivete faz história no Axé Brasil

Ivete faz história no Axé Brasil(0)

Em 1999 a baiana Ivete Sangalo despediu da Banda Eva para se lançar em carreira solo. No mesmo ano aconteceu a primeira edição do Axé Brasil, onde a cantora fez o seu primeiro show solo em Belo Horizonte.

Arcos recebe Fernanda Garcya para mais um carnaval

Arcos recebe Fernanda Garcya para mais um carnaval(0)

A banda da cantora Fernanda Garcya que começou o ano com novidades, é mais uma vez presença confirmada no carnaval arcoense. No sábado (9), a galera vai poder conferir de perto o novo show da cantora.

Axé Brasil libera a grade de atrações e apresenta novidades

Axé Brasil libera a grade de atrações e apresenta novidades(0)

Chega ao fim à venda de ingressos ‘no escuro’ para a 15ª edição do Axé Brasil, que este ano, está voltando para casa e será realizado no gigante da Pampulha, o estádio Mineirão.

Claudia Leitte vence em todas as suas indicações no Prêmio Folia

Claudia Leitte vence em todas as suas indicações no Prêmio Folia(0)

Não existem dúvidas ao falar que 2012 foi um ótimo ano para a cantora Claudia Leitte, que, além de dar à luz ao seu segundo filho, Rafael, lançou o álbum Nega Lora Íntimo,

leia mais

Agenda

leia mais
Error, no group ID set! Check your syntax!
Error, no group ID set! Check your syntax!

Publicidade

Error, no group ID set! Check your syntax!
Error, no group ID set! Check your syntax!

Contato e informações

Redes Sociais

Categorias mais populares

© 2011 | Desenvolvido por: Fernando Lopes | Todos os Direitos Reservados.