Belo Horizonte recebe Circuito Internacional de Arte Brasileira

BELO HORIZONTE (12/07/11) – Depois de passar pela Áustria, Portugal e Espanha, a 16ª edição do Circuito Internacional de Arte Brasileira vai ser aberta nesta quinta-feira (14), às 19h, no Museu Inimá de Paula – rua da Bahia, 1.201, Centro, Belo Horizonte. Organizada pelo Colege Arte, a mostra que reúne trabalhos de 160 artistas de 22 estados, entre eles 28 mineiros, tem apoio institucional do Governo de Minas, e se estende até 28 de agosto.

O Circuito Internacional de Arte Brasileira é considerado hoje um importante movimento cultural do nosso país. O evento tem sido realizado com grande sucesso em vários países como Inglaterra, Espanha, Portugal, Áustria, Itália, Alemanha, Polônia, França, Grécia, Eslováquia, Argentina, Chile, República Tcheca, Trinidad e Tobago, Republica Dominicana, China e Tailândia .

A realização do circuito no exterior conta com o apoio institucional do Setor Cultural da Embaixada Brasileira em cada país sediador da mostra, do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e das Secretarias Estaduais e Municipais de Cultura e Turismo. O encerramento ocorre sempre em grandes museus nacionais como Museu da Arte de São Paulo (Masp), em São Paulo, o Museu de Arte da Pampulha (MAP) em Belo Horizonte e o (Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) no Rio de Janeiro.

O circuito é organizado por meio dos órgãos de fiscalização como Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Receita Federal e processo de permanência nos países sediadores durante o evento. Este ano, antes de Belo Horizonte, o XVI Circuito Internacional de Arte Brasileira já aconteceu nos seguintes locais e datas: Áustria – Viena – Lateinamérika Institut – LAI de 03 a 10 de maio; Portugal – Montemor-o-Novo – Museu de Montemor de 12 a 19 de maio; Espanha – Madri – Casa do Brasil de 23 a 28 de maio.

Democratização

Com curadoria de Iolanda gontijo, o Circuito Internacional é organizado pelo Colege Arte, uma entidade privada, sediada na cidade de Belo Horizonte, que ministra cursos de nível médio em pintura, escultura e artesanato, dentre outros, e realiza workshops, palestras e oficinas de arte, visando também a ações culturais de caráter social. Em 1996, o Colege Arte criou e organizou a Feira Nacional de Artes do Triângulo (Fenart).  Por meio do circuito, o Colege Arte oferece oportunidade de lançamento de muitos talentos da arte popular contemporânea, no Brasil.

O objetivo do Colege Arte é identificar, selecionar e divulgar a riqueza e a diversidade da produção artística nacional, numa mostra itinerante de artistas brasileiros, selecionados por uma equipe de curadores em parceria com as secretarias de Cultura dos municípios participantes.

Segundo Iolanda Gontijo, o produto artístico que integra a mostra, realizada duas vezes por ano, compõe-se de obras de pintura em tela, aquarela, desenhos, fotografias, colagens, esculturas, dentre outros trabalhos. Abrindo possibilidades, valorizando o poder de revelação da arte intimamente ligada à cultura da sociedade que a produz, o Circuito Internacional de Arte Brasileira vem dando a artistas das diversas regiões do país a oportunidade inédita de terem seus trabalhos expostos em países de todo o mundo.

Artistas mineiros

A exposição estará aberta ao público de 15 a 28 de agosto. Nas terças, quartas e sextas-feiras o horário de funcionamento é das 10h às 19h. Nas quintas-feiras é das 12h às 21h. No sábado das 10h às 19h e nos domingos, das 12h às 19h.

Este ano, dos 160 artistas integrantes do circuito 28 são mineiros. São eles: Belo Horizonte – Abreuvalle, Consoladora Paiva, Cris Montheiro, Cybele Chaves Barbosa, Flávia Soares, Kelson Frost, Leo Lara, Letícia Weiduschadt, Lu Abreu, Marcelo Prates, Marco Antonio Mota, Marilu Ventura, Rogério Fernandes; Lima Duarte – Angela Falcometa; Juiz de Fora – Cláudia Matos e Vanêza Lara; Manhuaçu – Comendador Fabrício Santos; Mariana – Deia Leal; Varginha – Dione Fonseca de Barros, Paulo Roberto Pinheiro, Vanessa CTReis e Virginia Peloso; Uberlândia – Gilberto Maciel; Pirapora – Osvaldo Costa Lima Filho; Passos – Paulo Cesar Silva; Itabira, Rafael Fernandes; Araxá – Regina Affonso; e Itabirito – Sanderson Pereira.

Serviço:

Evento: Abertura da XVI Circuito Internacional de Arte Brasileira

Data: 14 a 28 de agosto

Local: Museu Inimá de Paula – rua da Bahia,1.201, Centro, Belo Horizonte Horário: 19h

Informações: (31) 3261- 4652 / 3234-1280 / 9208-5008

Fonte: Agência Minas

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

0 comentários

Nome:
Email:
Website:
Comentário:

Outros artigosir para a página inicial

Museu da Cachaça foi inaugurado pela Prefeitura de Salinas

Museu da Cachaça foi inaugurado pela Prefeitura de Salinas(0)

Museu está instalado em um terreno de 13.120m², entre área construída, área expositiva, espaço de convivência e espaços administrativos O Governo de Minas e a Prefeitura de Salinas inauguram nesta quinta-feira (20), às 10h, na cidade de Salinas, Norte de Minas, um novo espaço cultural. Trata-se do Museu da Cachaça, cuja implantação irá oferecer à

Pulso Iraniano, a energia de uma nova geração revelada

Pulso Iraniano, a energia de uma nova geração revelada(0)

O Oi Futuro apresenta a partir do dia 29 de junho de 2012 para convidados e no dia seguinte para o público a exposição “Pulso Iraniano”, que traz fotografias e vídeos inéditos de importantes artistas contemporâneos iranianos, além de um conjunto de poemas traduzidos para o português. O curador e diretor artístico do projeto, Marc

Plug Minas abre inscrições até 24 de fevereiro para o processo seletivo 2012

Plug Minas abre inscrições até 24 de fevereiro para o processo seletivo 2012(1)

BELO HORIZONTE (04/11/11) – O Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital deu início ao processo seletivo que vai escolher novos estudantes para fazerem parte do projeto no próximo ano. Até o dia 24 de fevereiro de 2012, jovens com idade entre 14 e 24 anos que atualmente estudam ou já se formaram em escolas

Ballet Jovem Palácio das Artes apresenta novo espetáculo “Goldberg”

Ballet Jovem Palácio das Artes apresenta novo espetáculo “Goldberg”(0)

BELO HORIZONTE (04/11/11) – O Ballet Jovem Palácio das Artes, um dos grupos jovens da Fundação Clóvis Salgado, estreia sua nova montagem, “Goldberg”, nos dias 12 e 13 de novembro, sábado e domingo, no Grande Teatro do Palácio das Artes. Além da nova coreografia, os vinte e dois bailarinos reapresentam Iungo, que ficou em cartaz pela

Plug Minas inaugura exposição Réquiem

Plug Minas inaugura exposição Réquiem(0)

BELO HORIZONTE (22/09/11) – Nesta sexta-feira (23), o Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital – inaugura a exposição Réquiem, da artista plástica Sara Lambranho. A mostra, que tem na diversidade de linguagens uma de suas principais características, é gratuita, e fica em cartaz na galeria do Núcleo Caminhos do Futuro até o dia

leia mais

Agenda

leia mais
Error, no group ID set! Check your syntax!
Error, no group ID set! Check your syntax!

Publicidade

Error, no group ID set! Check your syntax!
Error, no group ID set! Check your syntax!

Contato e informações

Redes Sociais

Categorias mais populares

© 2011 | Desenvolvido por: Fernando Lopes | Todos os Direitos Reservados.