Exposição fotográfica Madrid Mirada chega a Belo Horizonte

Fotografía estereoscópica, Calderón de la Barca

Fotografía estereoscópica, Calderón de la Barca

BELO HORIZONTE (30/03/10) – A pluralidade de olhares sobre uma mesma cidade e uma reflexão sobre a particularidade do fazer artístico por meio da fotografia é o que o público vai encontrar na mostra Madrid Mirada, que será aberta nesta quarta-feira (31), no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, da Fundação Clóvis Salgado. Até o dia 30 de abril, Belo Horizonte vai conferir os trabalhos de 14 fotógrafos latinoamericanos, cada um de um país distinto, incluindo o Brasil, que durante uma semana percorreram as ruas de Madrid e registraram suas impressões sobre a capital espanhola. A capital mineira é a única cidade do país a receber a exposição.

A entrada é franca e, em Belo Horizonte, a mostra é uma realização da Fundação Clóvis Salgado e do Instituto Cervantes. Nesta quarta-feira (31), ainda dentro da programação de Madrid Mirada, acontece, às 19h, uma aula aberta com o fotógrafo mineiro Eustaquio Neves, único representante do Brasil na mostra. O tema do encontro é Experimentos de autor e a aula acontece no Teatro João Ceschiatti, no Palácio das Artes, com entrada franca.

Madrid Mirada

As imagens foram capturadas sem nenhum tipo de exigência ou limitação temática, e o resultado final são registros marcados pela diferença. Lado a lado, estão séries formadas por obras individuais, fotografias materializadas em objetos e retratos que dialogam com vídeos e sons. As técnicas utilizadas foram as mais diversas, passando pelo tradicional preto/branco, sépia, pelo uso da imagem numérica e chegando ao trabalho com imagens estretoscópias para gerar a sensação de espaço.

A diversidade de olhares sobre Madrid, uma cidade plural por natureza, convida o público a refletir sobre a realidade, partindo de obras que remetem tanto às marcas do passado quanto a aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos atuais. Em um contexto em que grande parte fotografias colecionadas e exibidas nos museus surgiram para cumprir funções concretas, como a publicidade ou o jornalismo, é raro ter-se uma produção desligada de seu caráter funcional.

Madrid Mirada se destaca, uma vez que abre as portas para a experimentação e a reflexão sobre as possibilidades do trabalho fotográfico. A mostra merece destaque ainda não somente por sua qualidade artística e seu sentido, mas também pela dinâmica de trabalho em rede proporcionada durante sua realização. O projeto, inspirado na exposição España em Roma, possui três grandes objetivos: dar visibilidade aos artistas tanto na Espanha quanto na própria América Latina; fazer com que estes fotógrafos revelem o seu olhar sobre Madrid, uma cidade que historicamente tem recebido grande número de imigrantes latinoamericanos e promover uma rede de cooperação e promoção cultural em todo o mundo.

O público poderá fazer uma radiografia da capital espanhola, e quem for ao Centro de Arte Contemporânea e Fotografia verá uma cidade na qual o passado histórico contrasta com um presente em constante transformação. Os registros dos 14 fotógrafos revelam lugares de uma Madrid repleta de identidades próprias, que geram os mais diversos estados de ânimo e sentimentos e que se convertem em memórias e lembranças.

Depois de aberta em Madrid, em 2008, a exposição está percorrendo cidades dos países de cada um dos 14 fotógrafos que participaram da exposição.

Serviço

Exposição Madrid Mirada

Local: Centro de Arte Contemporânea e Fotografia

Avenida Afonso Pena, 737, centro

Data: De 31 de março a 30 de abril

Horário: terça a domingo: 12h às 19h / quinta-feira: 12h às 21h

Entrada franca

Fonte: Agência Minas

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

0 comentários

Nome:
Email:
Website:
Comentário:

Outros artigosir para a página inicial

Paulla Mirella lança música de trabalho e participa de reality da Multishow

Paulla Mirella lança música de trabalho e participa de reality da Multishow(0)

Ela está participando do programa “Fábrica de Estrelas”, lançou sua nova música há pouco tempo e prepara para lançar seu CD sai neste semestre.

Ivete faz história no Axé Brasil

Ivete faz história no Axé Brasil(0)

Em 1999 a baiana Ivete Sangalo despediu da Banda Eva para se lançar em carreira solo. No mesmo ano aconteceu a primeira edição do Axé Brasil, onde a cantora fez o seu primeiro show solo em Belo Horizonte.

Arcos recebe Fernanda Garcya para mais um carnaval

Arcos recebe Fernanda Garcya para mais um carnaval(0)

A banda da cantora Fernanda Garcya que começou o ano com novidades, é mais uma vez presença confirmada no carnaval arcoense. No sábado (9), a galera vai poder conferir de perto o novo show da cantora.

Axé Brasil libera a grade de atrações e apresenta novidades

Axé Brasil libera a grade de atrações e apresenta novidades(0)

Chega ao fim à venda de ingressos ‘no escuro’ para a 15ª edição do Axé Brasil, que este ano, está voltando para casa e será realizado no gigante da Pampulha, o estádio Mineirão.

Claudia Leitte vence em todas as suas indicações no Prêmio Folia

Claudia Leitte vence em todas as suas indicações no Prêmio Folia(0)

Não existem dúvidas ao falar que 2012 foi um ótimo ano para a cantora Claudia Leitte, que, além de dar à luz ao seu segundo filho, Rafael, lançou o álbum Nega Lora Íntimo,

leia mais

Agenda

leia mais
Error, no group ID set! Check your syntax!
Error, no group ID set! Check your syntax!

Publicidade

Error, no group ID set! Check your syntax!
Error, no group ID set! Check your syntax!

Contato e informações

Redes Sociais

Categorias mais populares

© 2011 | Desenvolvido por: Fernando Lopes | Todos os Direitos Reservados.