Filarmônica de Minas dá início às turnês regionais com apresentações gratuitas

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

BELO HORIZONTE (03/05/10) – A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais inicia na próxima semana uma temporada de turnês pelo interior do Estado. Nos dias 14, 15 e 16 de maio as cidades mineiras de Pará de Minas, Araxá e Sacramento, respectivamente, recebem a Filarmônica e têm a oportunidade de assistir aos concertos da Orquestra que vem sendo aplaudida em todo o Brasil. As apresentações têm entrada franca.

Sob regência do maestro Marcelo Lehninger, regente assistente da Orquestra, o repertório contempla os chamados “clássicos populares” apresentando obras bastante conhecidas de Mozart – As Bodas de Fígaro: Abertura, Chopin – Polonaise, com orquestração de Glazunov, Verdi – Vésperas Sicilianas: Abertura, Mendelssohn – Sinfonia nº4, 1º movimento, Tchaikovsky – Valsa das Flores, Copland – Fanfarra para um homem comum, Piazzolla – Oblivion, orquestrada por Fabio Mechetti, e Ginastera – Malambo.

O concerto na cidade de Pará de Minas, no Centro-Oeste do Estado, acontece no dia 14 de maio, às 20h30, no Parque do Bariri. A apresentação conta com o apoio da prefeitura e patrocínio da Algar. Em Araxá, no Alto Paranaíba, o concerto se realiza no dia 15, às 20h30, na Fundação Cultural Calmon Barreto, com apoio da prefeitura e da Fundação Calmon Barreto, além do patrocínio da CBMM. Encerrando a primeira etapa da turnê regional, a cidade de Sacramento, também no Alto Paranaíba, assiste ao concerto no dia 16, às 18h, na Gruta dos Palhares, com apoio da prefeitura. Todas as apresentações têm o patrocínio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura.

Repertório

Segundo o maestro Marcelo Lehninger, o programa selecionado para esta turnê faz uma viagem musical ao redor do mundo. O concerto tem início com a peça As Bodas de Fígaro: Abertura, obra bastante conhecida do alemão Wolfgang Amadeus Mozart que, como o próprio título diz, faz referência à abertura do espetáculo, com o propósito de chamar a atenção do público para o concerto que se inicia. Em seguida, em homenagem ao bicentenário do compositor polonês Frédéric Chopin, a Filarmônica executa Polonaise, composição para piano que recebeu orquestração do russo Aleksandr Glazunov.

A viagem musical segue rumo à Itália e a Orquestra apresenta Vésperas Sicilianas: Abertura, de Giuseppe Verdi, que faz referência ao episódio da libertação da Sicília, com a revolta dos italianos seguida do massacre dos invasores à ilha. O alemão Felix Mendelssohn, após uma viagem ao “país da bota”, encantou-se pela cultura local e compôs sua 4ª Sinfonia, conhecida como Sinfonia Italiana, na qual as danças populares da Itália fornecem alguns dos motivos musicais da obra. Do russo Piotr Ilich Tchaikovsky o público confere Valsa das Flores, peça também bastante popular que integra o balé O Quebra Nozes, última composição do gênero escrita por Tchaikovsky.

Da Europa, o programa parte para as Américas e é do norte-americano Aaron Copland a obra que a Filarmônica executa em seguida. Fanfarra para um homem comum, composta na década de 1940 para metais e percussão, foi escrita exatamente pensando no dia-a-dia de um homem comum, que trabalha para sobreviver. Os argentinos Astor Piazzolla e Alberto Ginastera encerram o concerto, respectivamente, com Oblivion, tango orquestrado pelo maestro Fabio Mechetti, e Malambo, última dança de Estância: Suíte de Balé, peça muito dançante e empolgante.

Marcelo Lehninger

Um dos jovens maestros brasileiros de maior destaque no panorama internacional, o carioca Marcelo Lehninger faz sua primeira apresentação com a Filarmônica de Minas no Festival Tinta Fresca. O maestro conduzirá também a Orquestra nos Concertos para a Juventude, Didáticos e Clássicos no Parque, além de algumas turnês estaduais.

Lehninger atuou como regente substituto da National Symphony Orchestra de Washington DC e, durante a temporada 2007/2008, foi diretor musical da Youth Orchestra of the Americas, a convite de Plácido Domingo. Em 2009 foi selecionado para participar do Malko Competition for Young Conductors, na Dinamarca, e regeu a Danish Radio Symphony Orchestra em Copenhague.

Premiado no I Concurso Nacional para Jovens Regentes de Orquestra Eleazar de Carvalho, no Rio de Janeiro, em 2001, passou a dirigir a Orquestra Petrobras Sinfônica em diversas ocasiões. Como regente convidado, atuou à frente da Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Amazonas Filarmônica, Orquestra Sinfônica Nacional e Orquesta Sinfónica de la Universidad Nacional de Cuyo em Mendoza, Argentina.

Nos Estados Unidos, regeu a Conductors Institute Orchestra em Nova York, Jacksonville Symphony Orchestra, Fairfax Symphony Orchestra. Em 2008, realizou uma turnê com a Youth Orchestra of the Americas, regendo concertos no Brasil, Argentina e Uruguai com o pianista Nelson Freire. Nos Estados Unidos foi convidado a reger a National Symphony Orchestra.

Recentemente foi selecionado para assumir o cargo de regente assistente na Boston Symphony Orchestra, a partir de 2011.

Serviço:

Evento: Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Turnê regional – Apresentações com entrada franca

Pará de Minas

Data: 14/05/2010

Horário: 20h30

Endereço: Parque do Bariri, bairro São José

Infomações: (37) 3231-7780

Araxá

Data: 15/05/2010

Horário: 20h30

Endereço: Fundação Cultural Calmon Barreto, praça Arthur Bernardes, nº 10, Centro

Informações: (34) 3691-7091 e (34) 3691-7093

Sacramento

Data: 16/05/2010

Horário: 18h

Endereço: Gruta do Palhares, rodovia Antenor Duarte Vilela, a 10 km da cidade

Fonte: Agência Minas

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

0 comentários

Nome:
Email:
Website:
Comentário:

Outros artigosir para a página inicial

Paulla Mirella lança música de trabalho e participa de reality da Multishow

Paulla Mirella lança música de trabalho e participa de reality da Multishow(0)

Ela está participando do programa “Fábrica de Estrelas”, lançou sua nova música há pouco tempo e prepara para lançar seu CD sai neste semestre.

Ivete faz história no Axé Brasil

Ivete faz história no Axé Brasil(0)

Em 1999 a baiana Ivete Sangalo despediu da Banda Eva para se lançar em carreira solo. No mesmo ano aconteceu a primeira edição do Axé Brasil, onde a cantora fez o seu primeiro show solo em Belo Horizonte.

Arcos recebe Fernanda Garcya para mais um carnaval

Arcos recebe Fernanda Garcya para mais um carnaval(0)

A banda da cantora Fernanda Garcya que começou o ano com novidades, é mais uma vez presença confirmada no carnaval arcoense. No sábado (9), a galera vai poder conferir de perto o novo show da cantora.

Axé Brasil libera a grade de atrações e apresenta novidades

Axé Brasil libera a grade de atrações e apresenta novidades(0)

Chega ao fim à venda de ingressos ‘no escuro’ para a 15ª edição do Axé Brasil, que este ano, está voltando para casa e será realizado no gigante da Pampulha, o estádio Mineirão.

Claudia Leitte vence em todas as suas indicações no Prêmio Folia

Claudia Leitte vence em todas as suas indicações no Prêmio Folia(0)

Não existem dúvidas ao falar que 2012 foi um ótimo ano para a cantora Claudia Leitte, que, além de dar à luz ao seu segundo filho, Rafael, lançou o álbum Nega Lora Íntimo,

leia mais

Agenda

leia mais
Error, no group ID set! Check your syntax!
Error, no group ID set! Check your syntax!

Publicidade

Error, no group ID set! Check your syntax!
Error, no group ID set! Check your syntax!

Contato e informações

Redes Sociais

Categorias mais populares

© 2011 | Desenvolvido por: Fernando Lopes | Todos os Direitos Reservados.