Fundação Clóvis Salgado abre temporada 2010 do Terças Poéticas

BELO HORIZONTE (05/04/10) – Nesta terça-feira (6), os jardins internos do Palácio das Artes recebem a primeira edição do ano do projeto Terças Poéticas. Para abrir a temporada 2010, o projeto se uniu ao Instituto Cervantes para apresentar a performance inédita do espanhol Doménico Chiappe. Às 18h30, o poeta das imagens, como Chiappe é conhecido, divide o palco com o mineiro Marcelo Costa Baiotto. A entrada é franca.

Em 2010, quando o projeto completa cinco anos de existência, o Terças Poéticas vai fazer ainda homenagens aos poetas e escritores da literatura brasileira que deram nomes aos viadutos da Linha Verde. Na edição de estreia do projeto este ano, referências a Carlos Drummond de Andrade, Henriqueta Lisboa e Abgar Renault.

Somente no último ano foram mais de 30 apresentações de poetas consagrados no terças Poéticas, como Afonso Ramos de Sant’Anna e os músicos Márcio e Telo Borges. O palco montado nos jardins internos recebeu também os mineiros classificados pelo edital lançado em 2009: Hudson Carlos de Oliveira (Ice Band), Brenda Marques Pena, Eder Rodrigues, entre outros. Além de declamar as próprias poesias, todos os convidados homenagearam nomes que fazem parte da história da literatura. Em 2009, foram reunidas mais de três mil pessoas nas apresentações do projeto.

Para o coordenador do projeto, Wilmar Silva, com a expansão nacional e internacional do projeto Terças Poéticas, a poesia de Minas Gerais se coloca em diálogo frontal com autores do Brasil e do exterior, realizando as mais diferentes experiências de linguagens poéticas nos jardins internos do Palácio das Artes. Wilmar adianta que em 2010 será lançado mais um edital para seleção de novos poetas mineiros, além de um livro com obras e biografias dos artistas que já passaram pelo projeto.

Doménico Chiappe

A apresentação do espanhol Doménico Chiappe será o primeiro presente do projeto para o público. Ele fará a projeção do romance multimídia Tierra de Extracción, reconhecida como uma das obras mais importantes no panorama da literatura eletrônica. O poeta das imagens mostrará um pouco da literatura multimídia escrita em espanhol.

Marcelo Costa Baiotto

O poeta mineiro que divide o palco com o Chiappe, Marcelo Baiotto, apresenta o videopoema Kraniotórax. A obra se apresenta em uma sequência de imagens oníricas, mostrando a passagem do tempo em diálogo com a ideia da morte e criando um vínculo sensorial entre a existência e o imaginário. A atriz Lorena Hortiz apresenta-se na textura de movimentos.

Em abril, o Terças Poéticas terá ainda como atrações, no dia 13, Fabrício Carpinejar e homenagem Carlos Drummond de Andrade; no dia 20, Paola Rettore e homenagem Henriqueta Lisboa e dia 27, Sônia Queiroz e homenagem Abgar Renault.

Serviço:

Evento: Terças Poéticas – abertura da temporada 2010

Data/Hora: 06/04/2010 – 18h30

Local: Jardins Internos do Palácio das Artes, avenida Afonso Pena, 1537, centro

Entrada Franca

Informações: (31) 3236-7400

www.fcs.mg.gov.br

Fonte: Agência Minas

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

0 comentários

Nome:
Email:
Website:
Comentário:

Outros artigosir para a página inicial

Paulla Mirella lança música de trabalho e participa de reality da Multishow

Paulla Mirella lança música de trabalho e participa de reality da Multishow(0)

Ela está participando do programa “Fábrica de Estrelas”, lançou sua nova música há pouco tempo e prepara para lançar seu CD sai neste semestre.

Ivete faz história no Axé Brasil

Ivete faz história no Axé Brasil(0)

Em 1999 a baiana Ivete Sangalo despediu da Banda Eva para se lançar em carreira solo. No mesmo ano aconteceu a primeira edição do Axé Brasil, onde a cantora fez o seu primeiro show solo em Belo Horizonte.

Arcos recebe Fernanda Garcya para mais um carnaval

Arcos recebe Fernanda Garcya para mais um carnaval(0)

A banda da cantora Fernanda Garcya que começou o ano com novidades, é mais uma vez presença confirmada no carnaval arcoense. No sábado (9), a galera vai poder conferir de perto o novo show da cantora.

Axé Brasil libera a grade de atrações e apresenta novidades

Axé Brasil libera a grade de atrações e apresenta novidades(0)

Chega ao fim à venda de ingressos ‘no escuro’ para a 15ª edição do Axé Brasil, que este ano, está voltando para casa e será realizado no gigante da Pampulha, o estádio Mineirão.

Claudia Leitte vence em todas as suas indicações no Prêmio Folia

Claudia Leitte vence em todas as suas indicações no Prêmio Folia(0)

Não existem dúvidas ao falar que 2012 foi um ótimo ano para a cantora Claudia Leitte, que, além de dar à luz ao seu segundo filho, Rafael, lançou o álbum Nega Lora Íntimo,

leia mais

Agenda

leia mais
Error, no group ID set! Check your syntax!
Error, no group ID set! Check your syntax!

Publicidade

Error, no group ID set! Check your syntax!
Error, no group ID set! Check your syntax!

Contato e informações

Redes Sociais

Categorias mais populares

© 2011 | Desenvolvido por: Fernando Lopes | Todos os Direitos Reservados.