Fundação Clóvis Salgado celebra 40 anos com eventos inéditos

Grande Teatro do Palácio das Artes

BELO HORIZONTE (30/04/10) – Produção, exibição e difusão das artes são marcas da Fundação Clóvis Salgado (FCS). A instituição, que completa 40 anos de existência em 2010, recebeu esse nome em 1978, como uma homenagem do governador Ozanan Coelho ao professor, médico e político Clóvis Salgado.

A instituição integra o Sistema Estadual de Cultura de Minas Gerais e contribui de forma significativa para a viabilização das políticas culturais do Estado. Mais do que concentrar e administrar espaços, a fundação trabalha a cultura em seu mais amplo sentido, atuando de maneira consciente na geração e transmissão de conhecimentos e no estímulo e fomento à criação intelectual e artística. É uma das raras instituições do país que, ao mesmo tempo, empreende esforços incansáveis na formação, circulação, produção e exibição da arte.

Atualmente, a FCS administra os seguintes espaços: Palácio das Artes, Serraria Souza Pinto, Centro Técnico de Produção, Centro de Arte Contemporânea e Fotografia. Estão, também, sob a gestão da Instituição o Coral Lírico, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Cia. de Dança Palácio das Artes, além do Centro de Formação Artística, com escolas profissionalizantes de teatro, dança e música. Nessa estrutura, a fundação possui recursos profissionais, espaços e mão de obra especializada para a realização de espetáculos de música, teatro, dança, ópera, exposições, exibição de filmes, lançamento de livros, palestras, congressos e seminários.

“Celebrar os 40 anos da Fundação Clóvis Salgado é uma oportunidade para mostrar à população que esta é uma Instituição dos mineiros, para os mineiros”, lembra a presidente da FCS, Eliane Parreiras.

Programação

Para festejar os 40 anos da Fundação Clóvis Salgado, todas as atividades foram cuidadosamente pensadas. As comemorações serão compostas por programas nas áreas da memória, divulgação institucional e eventos culturais.

Na área de música, além de ações já consagradas, como as séries TIM de Concertos no Grande Teatro e no Parque Municipal, projetos como a Quarta Erudita foram reformulados, e novas propostas ganharam as ruas da cidade, como a Série Sinfônica no Museu.

Para incrementar as artes visuais, a FCS inaugurou o Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e o Instituto Moreira Salles. O Centro será uma referência na divulgação, reflexão e debate sobre a produção contemporânea das artes, além de ser uma ponte entre artistas, pesquisa e produção de conteúdo. Haverá, ainda, projetos curatoriais para galerias do Palácio das Artes, e está prevista a realização de um Fórum de Arte Contemporânea. Para o Cine Humberto Mauro, a programação deste ano inclui a exibição de programas especiais e duas edições dos cursos de cinema. Além disso, o cinema continua sendo palco de mostras como o 12º Festival Internacional de Curtas de BH, Indie, Imagem dos Povos e Fórum.Doc.

Dentro de uma programação especial, a FCS produzirá duas óperas em 2010, começando no dia 18 de maio com La Traviata, de Verdi, que tem a participação da Orquestra Sinfônica e do Coral Lírico de Minas Gerais. No segundo semestre, será apresentado o espetáculo Dom Quixote, no Grande Teatro do Palácio das Artes, com a Cia. Brasileira de Ballet e o solista Thiago Soares.

No interior do Estado, a FCS continua seu trabalho, levando apresentações e oficinas dos corpos artísticos e grupos jovens para Minas Gerais. Este ano, a fundação vai levar, também, exposições de figurinos e cenários, mostras de cinema e informações sobre a história da Instituição.

Fonte: Agência Minas

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

0 comentários

Nome:
Email:
Website:
Comentário:

Outros artigosir para a página inicial

Paulla Mirella lança música de trabalho e participa de reality da Multishow

Paulla Mirella lança música de trabalho e participa de reality da Multishow(0)

Ela está participando do programa “Fábrica de Estrelas”, lançou sua nova música há pouco tempo e prepara para lançar seu CD sai neste semestre.

Ivete faz história no Axé Brasil

Ivete faz história no Axé Brasil(0)

Em 1999 a baiana Ivete Sangalo despediu da Banda Eva para se lançar em carreira solo. No mesmo ano aconteceu a primeira edição do Axé Brasil, onde a cantora fez o seu primeiro show solo em Belo Horizonte.

Arcos recebe Fernanda Garcya para mais um carnaval

Arcos recebe Fernanda Garcya para mais um carnaval(0)

A banda da cantora Fernanda Garcya que começou o ano com novidades, é mais uma vez presença confirmada no carnaval arcoense. No sábado (9), a galera vai poder conferir de perto o novo show da cantora.

Axé Brasil libera a grade de atrações e apresenta novidades

Axé Brasil libera a grade de atrações e apresenta novidades(0)

Chega ao fim à venda de ingressos ‘no escuro’ para a 15ª edição do Axé Brasil, que este ano, está voltando para casa e será realizado no gigante da Pampulha, o estádio Mineirão.

Claudia Leitte vence em todas as suas indicações no Prêmio Folia

Claudia Leitte vence em todas as suas indicações no Prêmio Folia(0)

Não existem dúvidas ao falar que 2012 foi um ótimo ano para a cantora Claudia Leitte, que, além de dar à luz ao seu segundo filho, Rafael, lançou o álbum Nega Lora Íntimo,

leia mais

Agenda

leia mais
Error, no group ID set! Check your syntax!
Error, no group ID set! Check your syntax!

Publicidade

Error, no group ID set! Check your syntax!
Error, no group ID set! Check your syntax!

Contato e informações

Redes Sociais

Categorias mais populares

© 2011 | Desenvolvido por: Fernando Lopes | Todos os Direitos Reservados.