Fundação Clóvis Salgado se consagra em prêmio de música

A ópera A Menina das Nuvens foi premiada em cinco categorias

BELO HORIZONTE (06/05/10) – Foi realizada nessa quarta-feira (5) a premiação do XIII Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita. Com a presença de artistas, produtores, maestros e da crítica especializada, o evento elegeu as melhores produções, grupos e cantores de 2009.

Fundação Clóvis Salgado (FCS), indicada em sete categorias, recebeu cinco troféus. A montagem de A Menina das Nuvens, de Villa-Lobos, apresentada pela FCS em setembro do ano passado, foi a grande vencedora da noite e recebeu os prêmios de Melhor Espetáculo de Ópera, Cenário (Rosa Magalhães), Iluminação (Pedro Pederneiras), Regente de Ópera, (Roberto Duarte) e Cantora Solista (Gabriella Pace).

E o prêmio de Melhor Espetáculo de Ópera não poderia chegar às mãos da fundação de uma maneira mais especial: quem entregou o troféu foi Niza de Carlos Tank, que representou Violeta Valery – protagonista da ópera La Traviata – no Palácio das Artes, em 1971. A montagem volta aos palcos do Grande Teatro em maio de 2010.

O maestro Roberto Duarte, ao ser eleito o melhor Regente de Ópera de 2009, dividiu a premiação com a equipe de direção e destacou o comprometimento e o trabalho da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, que “encarou o desafio de enfrentar uma partitura ainda manuscrita e não mediu esforços para interpretar a obra de Villa-Lobos”.

A Diretora Artística da FCS, Cláudia Malta, lembrou de todas as pessoas que fizeram parte da produção e que também merecem o prêmio: elenco, diretores e equipes técnicas do Palácio das Artes e do Centro Técnico de Produção. Eliane Parreiras, Presidente da FCS, agradeceu a organização do Prêmio e lembrou que “esta é uma motivação a mais para que a Instituição resgate a sua vocação natural – de produção e realização deste tipo de espetáculo – no ano em que completa quatro décadas de vida”.

O maestro Roberto Tibiriçá, regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, foi eleito Regente Sinfônico de 2009, por seu trabalho frente a Orquestra de Heliópolis.

A noite de premiação do Carlos Gomes representou o reconhecimento, por parte do público, crítica e artistas, de um trabalho que a Fundação Clóvis Salgado vem desenvolvendo, nos seus 40 anos de história, no campo da música e das grandes produções artísticas mineiras.

Fonte: Agência Minas

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

0 comentários

Nome:
Email:
Website:
Comentário:

Outros artigosir para a página inicial

Paulla Mirella lança música de trabalho e participa de reality da Multishow

Paulla Mirella lança música de trabalho e participa de reality da Multishow(0)

Ela está participando do programa “Fábrica de Estrelas”, lançou sua nova música há pouco tempo e prepara para lançar seu CD sai neste semestre.

Ivete faz história no Axé Brasil

Ivete faz história no Axé Brasil(0)

Em 1999 a baiana Ivete Sangalo despediu da Banda Eva para se lançar em carreira solo. No mesmo ano aconteceu a primeira edição do Axé Brasil, onde a cantora fez o seu primeiro show solo em Belo Horizonte.

Arcos recebe Fernanda Garcya para mais um carnaval

Arcos recebe Fernanda Garcya para mais um carnaval(0)

A banda da cantora Fernanda Garcya que começou o ano com novidades, é mais uma vez presença confirmada no carnaval arcoense. No sábado (9), a galera vai poder conferir de perto o novo show da cantora.

Axé Brasil libera a grade de atrações e apresenta novidades

Axé Brasil libera a grade de atrações e apresenta novidades(0)

Chega ao fim à venda de ingressos ‘no escuro’ para a 15ª edição do Axé Brasil, que este ano, está voltando para casa e será realizado no gigante da Pampulha, o estádio Mineirão.

Claudia Leitte vence em todas as suas indicações no Prêmio Folia

Claudia Leitte vence em todas as suas indicações no Prêmio Folia(0)

Não existem dúvidas ao falar que 2012 foi um ótimo ano para a cantora Claudia Leitte, que, além de dar à luz ao seu segundo filho, Rafael, lançou o álbum Nega Lora Íntimo,

leia mais

Agenda

leia mais
Error, no group ID set! Check your syntax!
Error, no group ID set! Check your syntax!

Publicidade

Error, no group ID set! Check your syntax!
Error, no group ID set! Check your syntax!

Contato e informações

Redes Sociais

Categorias mais populares

© 2011 | Desenvolvido por: Fernando Lopes | Todos os Direitos Reservados.