Iepha/MG entra com ação civil pública em defesa do Patrimônio Cultural de Oliveira

A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Oliveira é o mais relevante marco arquitetônico da cidade, além de uma das edificações mais antigas

BELO HORIZONTE (16/04/10) – O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais entram nesta sexta-feira (16) com uma Ação Civil Pública em Defesa do Patrimônio Cultural com pedido de Liminar, tendo em vista a ameaça de demolição de casarões localizados no centro histórico do município de Oliveira, no Centro-Oeste do Estado.

Em programa de rádio, com transmissão ao vivo, no dia 27 de março, o prefeito de Oliveira, Ronaldo Resende, afirmou que autoriza a demolição de duas edificações, conhecidas por Casarão da Figuinha e Casa do Doutor Hélio, além de declarar que irá dissolver o Conselho Deliberativo do Patrimônio Artístico e Cultural da cidade.

A Casa do Doutor Hélio está inserida na área de entorno do tombamento estadual da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Oliveira (foto), além de integrar o Inventário de Proteção ao Acervo Cultural de Minas Gerais (Ipac-MG) e o Ipac municipal, o que implica na necessidade de sua preservação. E também na determinação de que qualquer intervenção tenha que passar pela análise e aprovação do Iepha/MG.

Já o imóvel conhecido por Casarão da Figuinha consta dos inventários municipal e estadual e, mesmo não estando inserido na área de entorno da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Oliveira, é de grande interesse de preservação, sobretudo em âmbito municipal, já que está localizado no eixo original de ocupação da cidade.

Nessa quarta-feira (14), técnicos do Iepha/MG realizaram uma vistoria em Oliveira, atendendo à solicitação do Ministério Público de Minas Gerais. O relatório reforça a necessidade de preservação dos dois imóveis, por sua importância e interesse de preservação cultural para o município e para o Estado de Minas Gerais.

Fonte: Agência Minas

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

0 comentários

Nome:
Email:
Website:
Comentário:

Outros artigosir para a página inicial

Paulla Mirella lança música de trabalho e participa de reality da Multishow

Paulla Mirella lança música de trabalho e participa de reality da Multishow(0)

Ela está participando do programa “Fábrica de Estrelas”, lançou sua nova música há pouco tempo e prepara para lançar seu CD sai neste semestre.

Ivete faz história no Axé Brasil

Ivete faz história no Axé Brasil(0)

Em 1999 a baiana Ivete Sangalo despediu da Banda Eva para se lançar em carreira solo. No mesmo ano aconteceu a primeira edição do Axé Brasil, onde a cantora fez o seu primeiro show solo em Belo Horizonte.

Arcos recebe Fernanda Garcya para mais um carnaval

Arcos recebe Fernanda Garcya para mais um carnaval(0)

A banda da cantora Fernanda Garcya que começou o ano com novidades, é mais uma vez presença confirmada no carnaval arcoense. No sábado (9), a galera vai poder conferir de perto o novo show da cantora.

Axé Brasil libera a grade de atrações e apresenta novidades

Axé Brasil libera a grade de atrações e apresenta novidades(0)

Chega ao fim à venda de ingressos ‘no escuro’ para a 15ª edição do Axé Brasil, que este ano, está voltando para casa e será realizado no gigante da Pampulha, o estádio Mineirão.

Claudia Leitte vence em todas as suas indicações no Prêmio Folia

Claudia Leitte vence em todas as suas indicações no Prêmio Folia(0)

Não existem dúvidas ao falar que 2012 foi um ótimo ano para a cantora Claudia Leitte, que, além de dar à luz ao seu segundo filho, Rafael, lançou o álbum Nega Lora Íntimo,

leia mais

Agenda

leia mais
Error, no group ID set! Check your syntax!
Error, no group ID set! Check your syntax!

Publicidade

Error, no group ID set! Check your syntax!
Error, no group ID set! Check your syntax!

Contato e informações

Redes Sociais

Categorias mais populares

© 2011 | Desenvolvido por: Fernando Lopes | Todos os Direitos Reservados.