Intervenções audiovisuais transformam a cidade histórica de Ouro Preto

OURO PRETO (31/03/10) – Intervenções audiovisuais vão transformar a cidade de Ouro Preto. O Arte Hoje, evento realizado anualmente pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), entidade vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, em parceria com o Grupo Residência – Teatro e Audiovisual, apresenta entre os dias 7 e 11 de abril o projeto Pixel Ação.

Aprovado no programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 2009, o Pixel Ação é uma oficina multimídia que pretende criar intervenções audiovisuais, de modo a

construir diálogos com o conjunto arquitetônico da cidade de Ouro Preto. O objetivo é projetar vídeos sobre as edificações do centro histórico da cidade com imagens que permitam múltiplas possibilidades de intervenções urbanas virtuais.

Iniciativas como o Pixel Ação vêm sendo desenvolvidas em alguns lugares do mundo, como é o caso do grupo italiano Apparati Effimeri, que realiza esse tipo de intervenção em castelos e outras edificações na Europa. Em Ouro Preto, os vídeos projetados nas edificações trabalharão questões como redimensionamento arquitetônico do casario, instalação de novas esquadrias, e até mesmo envelhecimento e modernização de instalações históricas.

Para a presidente da Faop, Ana Pacheco, o projeto Pixel Ação dá continuidade ao tema do Seminário Arte Hoje realizado em 2009. “No ano passado, o Arte Hoje trouxe uma série de reflexões sobre as possibilidades de produção artística contemporânea a partir das novas mídias. De certa forma, o Arte Hoje, por meio do Pixel Ação, promove em 2010 a prática das discussões realizadas em 2009”, comenta.

Oficina

Ministrada pelos artistas Karina Dias, Kênia Dias, Julliano Mendes e Ricardo Garcia, a oficina oferece 15 vagas direcionadas a atores, performers, vídeo-makers, músicos, artistas plásticos e interessados em geral.

A oficina acontece em dois momentos distintos. O primeiro, no período de 7 a 11 de abril, é marcado pelo desenvolvimento da proposta, onde serão discutidos os eixos teórico-conceituais, bem como a investigação sonora e arquitetônica da cidade, além da composição das performances, produção/edição e projeção dos vídeos em alguns dos principais pontos de Ouro Preto. Posteriormente, nos dias 20 e 21 de abril, aproveitando as comemorações do dia de Tiradentes, os vídeos produzidos serão projetados nos antigos casarões.

De acordo com Julliano Mendes, um dos idealizadores do Pixel Ação, as intervenções acontecerão em formato de happening, sem divulgação de horário e local. “O objetivo é criar um hiato na realidade do morador e do turista ouro-pretano, para isso, todo equipamento de som e vídeos serão camuflados, de modo a confundir a apreensão do espectador”, explica.

Para realizar as intervenções, serão utilizados dois projetores de 2000 ansi-lumens de potência e um de 5000 ansi-lumens, além de retroprojetores, ilhas de edição de áudio e vídeo, câmeras de vídeo, celulares e máquinas digitais.

A oficina é gratuita, mas os inscritos passarão por um processo de seleção que levará em conta a análise curricular dos candidatos. As inscrições poderão ser feitas do dia 26 de março a 3 de abril. Informações pelos telefones (31) 3551-4012 ou (31) 3551-2014.

Fonte: Agência Minas

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

0 comentários

Nome:
Email:
Website:
Comentário:

Outros artigosir para a página inicial

Paulla Mirella lança música de trabalho e participa de reality da Multishow

Paulla Mirella lança música de trabalho e participa de reality da Multishow(0)

Ela está participando do programa “Fábrica de Estrelas”, lançou sua nova música há pouco tempo e prepara para lançar seu CD sai neste semestre.

Ivete faz história no Axé Brasil

Ivete faz história no Axé Brasil(0)

Em 1999 a baiana Ivete Sangalo despediu da Banda Eva para se lançar em carreira solo. No mesmo ano aconteceu a primeira edição do Axé Brasil, onde a cantora fez o seu primeiro show solo em Belo Horizonte.

Arcos recebe Fernanda Garcya para mais um carnaval

Arcos recebe Fernanda Garcya para mais um carnaval(0)

A banda da cantora Fernanda Garcya que começou o ano com novidades, é mais uma vez presença confirmada no carnaval arcoense. No sábado (9), a galera vai poder conferir de perto o novo show da cantora.

Axé Brasil libera a grade de atrações e apresenta novidades

Axé Brasil libera a grade de atrações e apresenta novidades(0)

Chega ao fim à venda de ingressos ‘no escuro’ para a 15ª edição do Axé Brasil, que este ano, está voltando para casa e será realizado no gigante da Pampulha, o estádio Mineirão.

Claudia Leitte vence em todas as suas indicações no Prêmio Folia

Claudia Leitte vence em todas as suas indicações no Prêmio Folia(0)

Não existem dúvidas ao falar que 2012 foi um ótimo ano para a cantora Claudia Leitte, que, além de dar à luz ao seu segundo filho, Rafael, lançou o álbum Nega Lora Íntimo,

leia mais

Agenda

leia mais
Error, no group ID set! Check your syntax!
Error, no group ID set! Check your syntax!

Publicidade

Error, no group ID set! Check your syntax!
Error, no group ID set! Check your syntax!

Contato e informações

Redes Sociais

Categorias mais populares

© 2011 | Desenvolvido por: Fernando Lopes | Todos os Direitos Reservados.