Fachada do Museu Mineiro
BELO HORIZONTE (20/05/10) – O Museu Mineiro unidade vinculada a Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura, lança no dia 22 de maio, às 11h, o livro Um alfabeto para contar Histórias: dos Homens, das Coisas, das Plantas e dos Animais. O lançamento acontecerá na Galeria da Escola Guignard, em Belo Horizonte, onde ficará exposta também, a partir do dia 24 maio a exposição Palavra: dos Homens, das Coisas, das Plantas e dos Animais.
O livro faz parte do projeto Cultura Indígena: Um olhar diferenciado, idealizado pelo Museu Mineiro, que tem buscado apresentar seu acervo nas múltiplas faces da cultura material, consubstanciada nos objetos, e da cultura imaterial, que se liga aos fazeres e ao patrimônio intangível. A programação realizada pela instituição abre mecanismos e caminhos que permitem ao cidadão acessar o importante acervo ali exposto. Constituindo-se em ferramentas úteis para que se possa traçar a linha que define o projeto museológico planejado para este Museu: ser um território de contato entre as diversas culturas do Estado.
O Projeto
A ideia de produzir o projeto Cultura Indígena: Um Olhar diferenciado, segundo Francisco Magalhães, diretor do Museu Mineiro, surgiu a partir da necessidade de dar visibilidade a trabalhos desenvolvidos por índios que residem em Minas Gerais, além da vontade de disseminar alguns aspectos das artes visuais produzidas por eles. A reprodução deste rico material artístico-cultural propiciará a abertura de um campo de diálogo entre as diversas culturas.
O projeto previa além do lançamento do livro, a realização da mostra itinerante “Palavras: dos homens, das coisas, das plantas e dos animais” que exibiu os trabalhos dos 71 Índios Professores, produzidos durante o II Concurso de Magistério.
Fonte: Agência Minas
#1vinicius15 de abril de 2015, 16:04
legal mais entereces para as crianças
Deixe seu comentário
1 comentário