Plug Minas inaugura exposição Réquiem

Mostra traz diálogo entre as artes plásticas e a música

BELO HORIZONTE (22/09/11) – Nesta sexta-feira (23), o Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital – inaugura a exposição Réquiem, da artista plástica Sara Lambranho. A mostra, que tem na diversidade de linguagens uma de suas principais características, é gratuita, e fica em cartaz na galeria do Núcleo Caminhos do Futuro até o dia 12 de novembro. O horário de visitação é de 9h as 21h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, de 9h as 13h.

Réquiem consiste, sobretudo, em um diálogo entre as artes plásticas e a música. No dia da abertura, uma série de partituras criadas com desenhos de cercas e portões será tocada por músicos. A performance será captada para edição e cerca de dez dias depois, a trilha poderá ser escutada em caixas espalhadas por todo o espaço da galeria. Os desenhos, dispostos em estantes, permanecem assim até o encerramento da mostra e a melodia tem como base a composição que na liturgia cristã é composta para missas fúnebres.

Sara Lambranho explica que o trabalho surgiu a partir de fotos que ela mesma produziu pelas ruas de cidades brasileiras. “O trabalho ressignifica elementos cotidianos e problematiza as fronteiras que definem a exclusão social, presentes na configuração da malha urbana, determinada pelas relações de poder e capital”. Sara ainda completa: “É nesse sentido, que a música experimental, que é parte do trabalho, tem uma base fúnebre que dá nome à exposição”, finaliza.

A definição de réquiem no dicionário Aurélio é: “Na liturgia católica, parte do ofício dos mortos que principia com a palavra latina réquiem (repouso)”.

Sobre Sara Lambranho

Nascida em Santo André (SP) em 1983, Sara Lambranho atualmente vive e trabalha em Belo Horizonte. É formada em Artes Gráficas pela Escola Panamericana de Artes, SP (2000), e em Artes Plásticas pela Escola Guignard, MG (2010).

Sobre o Núcleo Caminhos do Futuro

Em 27 de abril de 2010 foi inaugurado o Núcleo Caminhos do Futuro, que tem como parceiro o Instituto Cultural Sérgio Magnani. O Núcleo, além de ser a porta de entrada do Plug Minas, abriga uma galeria de arte que funciona de segunda a sábado, como um espaço para exposição e compartilhamento com a comunidade dos trabalhos que são desenvolvidos internamente, assim como referenciais temáticos para a juventude. Até o momento, foram realizadas dez exposições, além de Réquiem.

Sobre o Plug Minas

Inaugurado em junho de 2009, o Plug Minas é um projeto do Governo de Minas criado pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, e conta com gestão executiva da OSCIP Instituto Cultural Sérgio Magnani.

Voltado para jovens de 14 a 24 anos, estudantes ou egressos da rede pública de ensino, o Plug Minas conta atualmente com sete núcleos, são eles: Núcleo Valores de Minas, Núcleo Oi Kabum!, Núcleo Empreendedorismo Juvenil, Núcleo de Planejamento e Gestão, Núcleo Caminhos do Futuro, Núcleo Amigo do Professor e Núcleo Inove – Jogos Digitais.

Cada Núcleo tem foco em uma área específica da cultura digital, das artes e do empreendedorismo, com abordagens e objetivos distintos. As atividades oferecidas por esses Núcleos também são bastante diversificadas, podendo variar desde programações pontuais, abertas a centenas de pessoas em curto período de tempo, até cursos aprofundados de formação profissional, com maior duração.

No ano de 2010, já em pleno funcionamento, o projeto atendeu mais de 15 mil pessoas em atividades variadas. Arrojado e inovador, o Plug Minas promove o uso diferenciado e a apropriação da tecnologia e das artes, com o objetivo de atender a uma das principais demandas dos jovens na atualidade: o acesso ao mercado de trabalho.

 

Serviço

Exposição: Réquiem

Data: de 23 de setembro a 12 de novembro

Horário: de segunda a sexta, das 9h às 21h, e sábado, das 9h às 13h

Local: Galeria do Núcleo Caminhos do Futuro – Plug Minas

Entrada franca

 

Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital

Endereço: R. Sto. Agostinho, 1.441 – Horto

Tel.: (31) 3484 1015

Fonte: Agência Minas

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

0 comentários

Nome:
Email:
Website:
Comentário:

Outros artigosir para a página inicial

Museu da Cachaça foi inaugurado pela Prefeitura de Salinas

Museu da Cachaça foi inaugurado pela Prefeitura de Salinas(0)

Museu está instalado em um terreno de 13.120m², entre área construída, área expositiva, espaço de convivência e espaços administrativos O Governo de Minas e a Prefeitura de Salinas inauguram nesta quinta-feira (20), às 10h, na cidade de Salinas, Norte de Minas, um novo espaço cultural. Trata-se do Museu da Cachaça, cuja implantação irá oferecer à

Pulso Iraniano, a energia de uma nova geração revelada

Pulso Iraniano, a energia de uma nova geração revelada(0)

O Oi Futuro apresenta a partir do dia 29 de junho de 2012 para convidados e no dia seguinte para o público a exposição “Pulso Iraniano”, que traz fotografias e vídeos inéditos de importantes artistas contemporâneos iranianos, além de um conjunto de poemas traduzidos para o português. O curador e diretor artístico do projeto, Marc

Plug Minas abre inscrições até 24 de fevereiro para o processo seletivo 2012

Plug Minas abre inscrições até 24 de fevereiro para o processo seletivo 2012(1)

BELO HORIZONTE (04/11/11) – O Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital deu início ao processo seletivo que vai escolher novos estudantes para fazerem parte do projeto no próximo ano. Até o dia 24 de fevereiro de 2012, jovens com idade entre 14 e 24 anos que atualmente estudam ou já se formaram em escolas

Ballet Jovem Palácio das Artes apresenta novo espetáculo “Goldberg”

Ballet Jovem Palácio das Artes apresenta novo espetáculo “Goldberg”(0)

BELO HORIZONTE (04/11/11) – O Ballet Jovem Palácio das Artes, um dos grupos jovens da Fundação Clóvis Salgado, estreia sua nova montagem, “Goldberg”, nos dias 12 e 13 de novembro, sábado e domingo, no Grande Teatro do Palácio das Artes. Além da nova coreografia, os vinte e dois bailarinos reapresentam Iungo, que ficou em cartaz pela

Coral Lírico de Minas Gerais se apresenta na abertura do Festival 200 anos Liszt

Coral Lírico de Minas Gerais se apresenta na abertura do Festival 200 anos Liszt(0)

BELO HORIZONTE (22/09/11) – O Coral Lírico de Minas Gerais se apresenta neste domingo (25), na Capela do Colégio Santa Marcelina, às 18h, na abertura do Festival 200 anos Liszt. No programa da apresentação duas composições de Liszt: “Via Crucis S53” e “Missa Choralis S10”. A entrada é gratuita. O coral será acompanhado pelo organista

leia mais

Agenda

leia mais
Error, no group ID set! Check your syntax!
Error, no group ID set! Check your syntax!

Publicidade

Error, no group ID set! Check your syntax!
Error, no group ID set! Check your syntax!

Contato e informações

Redes Sociais

Categorias mais populares

© 2011 | Desenvolvido por: Fernando Lopes | Todos os Direitos Reservados.