Restauração de fontes será ateliê vitrine na Praça da Liberdade

Belo-horizontinos poderão acompanhar a revitalização das fontes - Créditos Foto: Ludymila Toledo/Iepha MG

BELO HORIZONTE (15/04/10) – A partir de maio, os belo-horizontinos poderão acompanhar a revitalização das fontes ornamentadas da Praça da Liberdade. Com duração prevista para 90 dias, O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), instituição responsável pelo trabalho, traz uma grande novidade nesse restauro.

“A ideia é que a restauração funcione como um ateliê vitrine, abrindo mão de tapumes em torno das fontes e buscando maior envolvimento e interação com o público”, conta o diretor de Conservação e Restauração do Iepha, Renato César de Souza.

O conceito de ateliê vitrine foi implantado no Iepha há cerca de um ano e, desde então, tem sido marca constante nos trabalhos de restauração comandados pelo instituto. Esta será, no entanto, a primeira vez que a proposta será levada a céu aberto, em plena via pública.

Para Renato César, a iniciativa faz com que a restauração tenha função educativa junto à população, garantindo maior visibilidade ao trabalho e despertando a curiosidade e simpatia do público que por ali passa diariamente. “Ao longo dos anos, a Praça da Liberdade tem sido desfrutada pela população para os mais diversos fins e, muitas vezes, as pessoas não detêm o olhar sobre estas peças ou mesmo sobre seu estado de conservação. Queremos chamar a atenção do público e criar a oportunidade para que aprendam mais sobre a conservação de bens culturais”, explica.

A Fonte dos desejos, mais conhecida como Fonte das Três Graças, e a fonte que abriga a “Moça mirando espelho d’água”, ambas esculpidas em mármore, passarão por um trabalho especializado de limpeza e conservação. A segunda delas passará ainda por reintegração de elementos, uma vez que o braço da estátua se soltou há algum tempo. A obra terá um custo de R$ 34.728 e será executada por uma empresa contratada pelo Iepha/MG, que acompanhará todo o trabalho.

Fonte: Agência Minas

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

0 comentários

Nome:
Email:
Website:
Comentário:

Outros artigosir para a página inicial

Paulla Mirella lança música de trabalho e participa de reality da Multishow

Paulla Mirella lança música de trabalho e participa de reality da Multishow(0)

Ela está participando do programa “Fábrica de Estrelas”, lançou sua nova música há pouco tempo e prepara para lançar seu CD sai neste semestre.

Ivete faz história no Axé Brasil

Ivete faz história no Axé Brasil(0)

Em 1999 a baiana Ivete Sangalo despediu da Banda Eva para se lançar em carreira solo. No mesmo ano aconteceu a primeira edição do Axé Brasil, onde a cantora fez o seu primeiro show solo em Belo Horizonte.

Arcos recebe Fernanda Garcya para mais um carnaval

Arcos recebe Fernanda Garcya para mais um carnaval(0)

A banda da cantora Fernanda Garcya que começou o ano com novidades, é mais uma vez presença confirmada no carnaval arcoense. No sábado (9), a galera vai poder conferir de perto o novo show da cantora.

Axé Brasil libera a grade de atrações e apresenta novidades

Axé Brasil libera a grade de atrações e apresenta novidades(0)

Chega ao fim à venda de ingressos ‘no escuro’ para a 15ª edição do Axé Brasil, que este ano, está voltando para casa e será realizado no gigante da Pampulha, o estádio Mineirão.

Claudia Leitte vence em todas as suas indicações no Prêmio Folia

Claudia Leitte vence em todas as suas indicações no Prêmio Folia(0)

Não existem dúvidas ao falar que 2012 foi um ótimo ano para a cantora Claudia Leitte, que, além de dar à luz ao seu segundo filho, Rafael, lançou o álbum Nega Lora Íntimo,

leia mais

Agenda

leia mais
Error, no group ID set! Check your syntax!
Error, no group ID set! Check your syntax!

Publicidade

Error, no group ID set! Check your syntax!
Error, no group ID set! Check your syntax!

Contato e informações

Redes Sociais

Categorias mais populares

© 2011 | Desenvolvido por: Fernando Lopes | Todos os Direitos Reservados.