Restauração em igreja histórica de Congonhas entra em nova etapa

A expectativa é de que os trabalhos sejam entregues até o final do ano

CONGONHAS (30/04/10) – A primeira etapa de restauração da igreja Nossa Senhora da Ajuda, que fica em Congonhas, já foi concluída com a recuperação do telhado e restauração dos quadros da ladainha de Nossa Senhora da Ajuda. Atualmente, técnicos ainda trabalham na restauração do altar principal e, agora, a prefeitura irá contratar firma especializada para a contenção de uma trinca na lateral superior esquerda da igreja. Além disso, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) já contratou a empresa para o início da drenagem pluvial ao redor da igreja e a recuperação do jardim.

Fundada em 1746, a igreja fica no distrito de Alto Maranhão, a 5 km de Congonhas. A expectativa é de que os trabalhos já contratados sejam entregues até o final do ano. A restauração deve ficar em torno de R$ 1 milhão. Deste total, a Prefeitura de Congonhas e o Iepha já investiram aproximadamente R$ 600 mil.

A empresa responsável pela drenagem foi contratada pelo Iepha. Laudo técnico da UFMG, elaborado a partir de estudos realizados pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), apontou que a parede está oca devido à infiltração. Será necessário preencher a trinca com alta pressão de poliuretano e cal para conter o risco de desabamento.

Peculiaridade

Uma peculiaridade no altar-mor da igreja foi descoberta. As camadas de tinta das repinturas estão sendo retiradas e outros tons de cores, como o rosa e o dourado, além do azul estão aparecendo. Antes, a cor predominante era o marmorizado em azul. “A pintura artística é de impacto”, afirma o diretor de Patrimônio Histórico de Congonhas, Maurício Geraldo Vieira. Segundo Yukie Watanabe, gerente de Elementos Artísticos do Iepha os tons encontrados são compatíveis com os quadros que compõem o forro da capela-mor. “Estamos fazendo uma avaliação qualitativa e quantitativa para decidir se a pintura existente será ou não removida”.

A restauração dos 25 quadros contando a ladainha de Nossa Senhora da Ajuda e que ficam no forro da capela-mor da igreja foi concluída e estão prontos para voltar ao local. Já as peças do altar principal estão sendo recuperadas com o enxerto de pó de serragem e cola. A madeira corroída transforma-se em nova, de modo a não perder a pintura. Faltam ainda os recursos para a recuperação dos quatro altares laterais da igreja, que ainda serão captados.

Os elementos artísticos da igreja são de artista desconhecido. Os altares são mais antigos que a igreja, pois foram aproveitados da antiga igreja de pau-a-pique que havia no local.

Fonte: Agência Minas

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

0 comentários

Nome:
Email:
Website:
Comentário:

Outros artigosir para a página inicial

Paulla Mirella lança música de trabalho e participa de reality da Multishow

Paulla Mirella lança música de trabalho e participa de reality da Multishow(0)

Ela está participando do programa “Fábrica de Estrelas”, lançou sua nova música há pouco tempo e prepara para lançar seu CD sai neste semestre.

Ivete faz história no Axé Brasil

Ivete faz história no Axé Brasil(0)

Em 1999 a baiana Ivete Sangalo despediu da Banda Eva para se lançar em carreira solo. No mesmo ano aconteceu a primeira edição do Axé Brasil, onde a cantora fez o seu primeiro show solo em Belo Horizonte.

Arcos recebe Fernanda Garcya para mais um carnaval

Arcos recebe Fernanda Garcya para mais um carnaval(0)

A banda da cantora Fernanda Garcya que começou o ano com novidades, é mais uma vez presença confirmada no carnaval arcoense. No sábado (9), a galera vai poder conferir de perto o novo show da cantora.

Axé Brasil libera a grade de atrações e apresenta novidades

Axé Brasil libera a grade de atrações e apresenta novidades(0)

Chega ao fim à venda de ingressos ‘no escuro’ para a 15ª edição do Axé Brasil, que este ano, está voltando para casa e será realizado no gigante da Pampulha, o estádio Mineirão.

Claudia Leitte vence em todas as suas indicações no Prêmio Folia

Claudia Leitte vence em todas as suas indicações no Prêmio Folia(0)

Não existem dúvidas ao falar que 2012 foi um ótimo ano para a cantora Claudia Leitte, que, além de dar à luz ao seu segundo filho, Rafael, lançou o álbum Nega Lora Íntimo,

leia mais

Agenda

leia mais
Error, no group ID set! Check your syntax!
Error, no group ID set! Check your syntax!

Publicidade

Error, no group ID set! Check your syntax!
Error, no group ID set! Check your syntax!

Contato e informações

Redes Sociais

Categorias mais populares

© 2011 | Desenvolvido por: Fernando Lopes | Todos os Direitos Reservados.