Secretaria certifica novas associações de circuito turístico

A secretária e representantes dos municípios que integram o circuito

BELO HORIZONTE – A secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, presidiu na última sexta-feira (9), em Brumadinho, a cerimônia de Certificação da Associação do Circuito Turístico Veredas do Paraopeba.

A solenidade aconteceu no Centro de Arte Contemporânea Inhotim e contou com a presença de prefeitos e lideranças do turismo da região. O Circuito Veredas do Paraopeba é integrado pelos municípios: de Bonfim, Brumadinho, Belo Vale, Moeda, Rio Manso e Igarapé.

Durante a cerimônia de certificação, a secretária Érica Drumond lembrou que as Associações de Circuitos Turísticos implantadas em todas as regiões de Minas Gerais são a garantia da continuidade da política pública de turismo que está em vigor de Minas Gerais.

“Grande parte do trabalho turístico se faz pela iniciativa privada e esta região já possui grandes produtos que atraem visitantes nacionais e internacionais. A meta agora é a permanente inserção das comunidades para que o desenvolvimento econômico seja efetivamente realizado”, disse.

De acordo como o presidente da Associação do Circuito Turístico Veredas do Paraopeba, Breno Carone, a associação passará a servir como instrumento de unificação dos municípios. “Estamos agora, de verdade, implementando a política pública do Governo de Minas em nossa região, o nosso foco é em desenvolver e fortalecer cada vez mais o nosso fluo de visitantes”.

Após certificação, as ações da Secretaria de Estado de Turismo, dentro da política de fortalecimento dessas associações, incluem sensibilização, mobilização, elaboração de plano estratégico de desenvolvimento, roteirização, até a promoção do destino turístico. E também, sinalização turística, rodoviária, cursos de capacitação e de melhoria do serviço turístico.

Veredas do Paraopeba

O Circuito Veredas do Paraopeba compreende uma região mineira cercada de montanhas, com muitos vales e rios e água abundante. É ideal para quem gosta do campo, praticar esportes ligados à natureza ou simplesmente de contemplá-la. É um atrativo especial para os belo-horizontinos devido à proximidade com a capital mineira.

Antiga passagem de tropeiros e bandeirantes que cruzaram seus caminhos em busca de riquezas, o Vale do Paraopeba serviu como principal rota de escoamento de ouro e outras preciosidades minerais do Brasil durante o século XVII e XVIII.

A visita aos diversos distritos e povoados que compõe o Vale do Paraopeba também oferece o contato com lugarejos de formação histórica datada de fins do século XVII e início do século XVIII. Além de conservar estruturas arquitetônicas e urbanas que remontam à sua formação, mantêm um modo de vida de cidades do interior, muitas vezes rural, proporcionando uma viagem de uma beleza impressionante.  São roteiros que aliam passado e presente em uma das mais belas paisagens de Minas.

A região também é apelidada carinhosamente como Vale do Charme e está situado em uma região privilegiada do Vale do Paraopeba, nas encostas das serras do Rola Moça, Calçada e Moeda.

Atrativos turísticos

Brumadinho possui o Museu Inhotim com diversas galerias de arte contemporânea em meio a um imenso jardim tropical. Nas encostas da Serra da Moeda praticam-se esportes de aventura como balonismo e voo livre. Além disso, há o Parque Estadual da Serra do Rola Moça. O clima frio da serra favorece a gastronomia. O território municipal preserva muitas áreas verdes, pontilhado de pequenos povoados, sítios e antigas fazendas entre campos, serras, nascentes, cachoeiras e quedas d’água.

Bonfim mantém suas tradições nas movimentadas festas religiosas e profanas que realiza. O destaque fica para o famoso “carnaval a cavalo”. Muito acolhedora, a cidade ainda conserva parte de suas construções históricas e inúmeros cruzeiros espalhados por toda a região.

A prática de esportes como asa-delta, balonismo, paraglider e mountain bike movimenta o município de Moeda. As caminhadas nas trilhas como a do Elefantinho levam a locais curiosos como a “casa de pedra”, ruína no alto do morro de uma antiga fábrica clandestina de moedas de ouro. Nessa região, o que encanta são as plantas exóticas da Serra da Moeda e o voo de aves como o gavião e a maritaca, além da presença dos pica-paus e corujas.

Em Rio Manso, destacam-se a Casa da Cultura Dr. Mildo Ruggani e a Igreja Matriz de Santa Luzia. Na paisagem sobressai o rio que deu o nome à cidade, desenhando inúmeras curvas nas planícies, com águas mansas e tranquilas, deixando às margens vastas áreas de pastagens.

Belo Vale é uma cidade aconchegante, povo hospitaleiro, possui vários atrativos culturais, entre eles a Fazenda Boa Esperança e o Museu do Escravo.

Igarapé uma cidade com potencialidade ao turismo religioso, místico, terapêutico e homeopata, prática de esporte radicais, no atrativo turístico Pedra Grande, possui campo de polo e uma culinária peculiar.

Fonte: Agência Minas

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

0 comentários

Nome:
Email:
Website:
Comentário:

Outros artigosir para a página inicial

Paulla Mirella lança música de trabalho e participa de reality da Multishow

Paulla Mirella lança música de trabalho e participa de reality da Multishow(0)

Ela está participando do programa “Fábrica de Estrelas”, lançou sua nova música há pouco tempo e prepara para lançar seu CD sai neste semestre.

Ivete faz história no Axé Brasil

Ivete faz história no Axé Brasil(0)

Em 1999 a baiana Ivete Sangalo despediu da Banda Eva para se lançar em carreira solo. No mesmo ano aconteceu a primeira edição do Axé Brasil, onde a cantora fez o seu primeiro show solo em Belo Horizonte.

Arcos recebe Fernanda Garcya para mais um carnaval

Arcos recebe Fernanda Garcya para mais um carnaval(0)

A banda da cantora Fernanda Garcya que começou o ano com novidades, é mais uma vez presença confirmada no carnaval arcoense. No sábado (9), a galera vai poder conferir de perto o novo show da cantora.

Axé Brasil libera a grade de atrações e apresenta novidades

Axé Brasil libera a grade de atrações e apresenta novidades(0)

Chega ao fim à venda de ingressos ‘no escuro’ para a 15ª edição do Axé Brasil, que este ano, está voltando para casa e será realizado no gigante da Pampulha, o estádio Mineirão.

Claudia Leitte vence em todas as suas indicações no Prêmio Folia

Claudia Leitte vence em todas as suas indicações no Prêmio Folia(0)

Não existem dúvidas ao falar que 2012 foi um ótimo ano para a cantora Claudia Leitte, que, além de dar à luz ao seu segundo filho, Rafael, lançou o álbum Nega Lora Íntimo,

leia mais

Agenda

leia mais
Error, no group ID set! Check your syntax!
Error, no group ID set! Check your syntax!

Publicidade

Error, no group ID set! Check your syntax!
Error, no group ID set! Check your syntax!

Contato e informações

Redes Sociais

Categorias mais populares

© 2011 | Desenvolvido por: Fernando Lopes | Todos os Direitos Reservados.